fbpx

Sobre Johnatan Poterala

Olá, tudo bem?

Eu sou Johnatan Poterala

Sou engenheiro civil e de softwares, entusiasta pela inovação tecnológica e especialista na área do sistema construtivo Light Steel Framing; Criador da série “Compreendendo o Sistema Construtivo Light Steel Framing"; Autor do livro “Dimensionamento Estrutural em Light Steel Framing de acordo com a ABNT NBR 14762" e ganhador do prêmio de melhor trabalho sobre inovação tecnológica pelo CREA-PR com o tema “Uso de mineração de dados no auxílio de elementos estruturais em Light Steel Framing".
 
Desde já me coloco a disposição para qualquer assunto que se faça necessário com relação aos conteúdos deste site. 

O que eu já desenvolvi?

Desde a fundação da minha empresa, a Gomboc Engenharia, eu desenvolvi mais de 50 mil metros quadrados de projeto estruturais, com mais de 150 projetos de edificações para residências térreas, sobrados, hospitais, escolas, chalés entre outros tipos de construção. Se você quiser conhecer alguns de meus trabalhos, clique no botão "Alguns de meus trabalhos" abaixo do carrossel de imagens abaixo deste texto. 
Dentre estes, os principais trabalhos que eu desenvolvi na área dos Sistema Construtivo Light Steel Framing foram o projeto estrutural Mostra Container, a qual é a única residência no Brasil com o certificado ouro pelo Green Building Council (Link)  e o projeto estrutural da Escola Valdinéia dos Santos, que é uma das maiores obras públicas do Brasil, com mais de 2750 m² de área construída (Link). 

Como eu iniciei na área do Sistema Construtivo Light Steel Framing e adquiri capacidade técnica para atuar nesta área?

No ano de 2010 eu havia me graduado em bacharel em informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Nesta época eu trabalhava especificamente com atividades voltadas para esta área. Como eu já atuava na área de projetos, criando aplicativos que auxiliassem desenhistas a criarem projetos de sistemas de armazenagem, no ano de 2011 eu fui convidado para participar do primeiro corpo técnico de uma das primeiras empresas que atuavam na área de Light Steel Framing no Brasil na época. Foi lá que eu conheci o sistema construtivo Light Steel Framing. Desde que eu conheci este sistema eu fiquei impressionado com os benefícios que este novo sistema construtivo poderia ajudar na área da construção civil.
Como eu ainda atuava na área de informática, eu tinha a responsabilidade de fazer a programação da máquina Framecad para a produção das barras estruturais e também na criação de softwares que auxiliavam as atividades da empresa. Um deles foi um gerenciador de orçamentos que calculava a quantidade de insumos e valores gastos para uma determinada edificação. Cada dia eu me sentia mais empolgado em trabalhar nesta área, e no ano de 2012 eu tomei uma decisão que mudou toda a minha carreira profissional. Eu iniciei a faculdade de engenharia civil pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais.
Durante este período, ainda como estudante eu procurei me aperfeiçoar nesta nova área construtiva, participando de cursos, palestras e eventos que relacionados a este sistema construtivo. No ano de 2014 eu recebi uma nova proposta de trabalho, onde eu iria executar a gerência em uma empresa que tinha como principal produto o desenvolvimento de projetos estruturais e aplicação de cursos. Assim como todo profissional que deseja evoluir na carreira profissional, depois de avaliar a proposta, eu decidi encarar o desafio.
Nesta nova empresa, eu fui responsável pela criação e execução de cursos técnicos, modelagem de projetos estruturais e criação de orçamentos. Neste período eu tive o meu primeiro contato com o cálculo estrutural através da utilização de softwares, porém ainda de forma superficial. O pouco conhecimento que eu havia aprendido não era baseado em normativas e os cálculos estruturais não eram baseados em métodos comprobatórios. Eu percebi que os coeficientes de majoração e minoração não eram utilizados de forma correta, não eram feitas análises sobre esforços combinados, não eram verificadas as combinações de ações que atuam de forma concomitante na estrutura, além de outras observações importantes sobre o cálculo estrutural.
Foi então que eu senti a necessidade de buscar uma maior capacitação nesta área. Eu tive a oportunidade de viajar para o Chile para conhecer de forma mais técnica sobre este sistema construtivo. Na época o Chile era o país mais desenvolvido na área de construção a seco devido ao sismo do Chile que devastou diversas regiões do país. Assim como aconteceu em Chicago e no Japão, o Chile também precisou contar com a utilização deste sistema construtivo para a reconstrução de diversas edificações de forma rápida e econômica, tendo em vista o melhor custo benefício.
Então eu comecei a estudar de forma mais profunda sobre o dimensionamento estrutural. Eu precisei fazer uma junção de todos os conteúdos que eu havia aprendido nos cursos, na viagem que eu fiz no Chile, nas normativas que deveriam ser utilizadas para este tipo de análise e sobretudo em materiais estrangeiros, visto que ainda existiam poucas informações sobre este assunto no Brasil. Isso me motivou a desenvolver um novo método de análise da estrutura em Light Steel Framing.
Assim como eu já dominava a modelagem estrutural, o meu objetivo agora era de dominar também o cálculo estrutural. Foi então que me despertou o desejo de eu fundar a minha própria empresa, a qual eu poderia fazer a execução de projetos estruturais com base na aplicação do novo conhecimento que eu havia adquirido. Assim como certamente aconteceu com as outras empresas, eu também precisei me aperfeiçoar para poder trabalhar nesta área construtiva. Foi então que no ano de 2015 eu fundei a Gomboc Engenharia, empresa a qual eu sou diretor e atuo até os dias atuais.
Logo no primeiro ano de fundação a Gomboc concretizou várias parcerias em diversas regiões do Brasil. Foram diversos projetos estruturais realizados e inúmeros novos clientes conquistados a cada ano. No início eu executava as atividades de desenvolvimento de projetos estruturais, execução de obras e assessoria técnica para profissionais que estavam iniciando na área técnica do sistema construtivo, nas áreas de execução de estruturas, projetos, orçamentos e também auxílio em trabalhos acadêmicos de conclusão de curso.
Então no início de 2016, eu iniciei uma nova área dentro da Gomboc. Eu comecei a capacitar profissionais que estavam buscando conhecimento na área de Light Steel Framing, tanto no Brasil como no exterior. No final do curso eu irei colocar diversos relatos de profissionais, que receberam essa capacitação. O primeiro curso foi o de desenvolvimento de projetos estruturais.
Nessa época os cursos eram feitos através de videoconferência, por Skype, onde era agendado um horário e os profissionais aprendiam de forma online, através da gravação das aulas e demonstração da execução de projetos e aprendizado de conteúdos técnicos do sistema. Nesta época esta forma de ensino já apresentou certa comodidade, pois os primeiros cursos foram realizados de forma presencial, e muitos profissionais não conseguiam participar devido aos custos que deveriam ser gastos com viagens, hospedagem e gastos extras, tornando o aprendizado inviável. 
Como resultado de todos estes anos de aprendizado e aplicação do conhecimento adquirido, no de 2017 eu recebi um prêmio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, o CREA, de um artigo que eu desenvolvi no ano de 2016. Este trabalho ficou em primeiro lugar a nível regional pela avaliação do conselho, o qual o tema foi o “Uso de Mineração de Dados no Auxílio de Dimensionamento Estrutural de Elementos em Light Steel Framing”. Eu além de engenheiro civil também sou graduado em informática, então eu uni as minhas duas áreas em um trabalho que teve por objetivo a criação de um novo método de dimensionamento estrutural.
Este método faz uso de uma ferramenta tecnológica, a mineração de dados, que tem por objetivo atestar se determinada estrutura está apta ou não de ser utilizada de acordo com as características da edificação, tais como carga, tipo de apoio, seção da estrutura e outros dados. Através da coleta e preparação dos dados dentro de uma ferramenta específica, os resultados foram satisfatoriamente comprovados, e eu percebi que poderia estar ajudando outros profissionais que desejam iniciar dentro da área de Light steel Framing.
No ano de 2018 eu fiz a publicação do meu primeiro livro sobre dimensionamento estrutural nessa área construtiva pela Agência Brasileira do ISBN no Rio de Janeiro e o lançamento da série Compreendendo o sistema construtivo Light Steel Framing, o qual possui diversos materiais relacionadas a vários assuntos voltados para este sistema construtivo, tais como videoaulas, livros e ebooks.
Por fim, no ano de 2019 eu iniciei uma nova atividade em parceria com a Gomboc Egenharia a qual lançamos os dois primeiros cursos em videoaulas sobre desenvolvimento de projetos estruturais e outro sobre orçamento de estruturas em Light Steel Framing. Isso foi um marco para esta área construtiva a qual abriu as portas para eu ministrar diversas palestras e eventos públicos sobre este sistema construtivo.

Muito obrigado por ter chegado até aqui e conhecido um pouco mais sobre mim. Espero que tenha ficado confiante com a minha capacidade para contar comigo sobre assuntos relacionados ao Sistema Construtivo Light Steel Framing. Grande abraço!

Att, Johnatan Poterala

Que tal aprender a desenvolver Projetos Estruturais em Light Steel Framing?
 
Aprenda a fazer a Análise estrutural, Modelagem, Dimensionamento e Detalhamento através de um dos softwares BIM mais utilizados na área de Engenharia Civil e Mecânica

Saiba Mais